Imagina uma pessoa entrando em uma loja procurando o arroz que sempre usa. Ela entra no supermercado, onde já é um cliente regular, procura o arroz mas não encontra o produto disponível na gôndola. Este cliente até precisaria levar mais uns 4 ou 5 itens talvez mas, já que não encontra o arroz preferido, desiste da compra. Depois disso vai ao concorrente para ver se encontra o arroz que estava procurando.

Ao chegar no concorrente, o cliente encontra a mercadoria e já aproveita para comprar o restante dos itens que tinha em sua lista, o que o deixa feliz com sua experiência de compra. E, como já é a segunda vez que acontece a falta do produto no supermercado onde costumava comprar, ele decide mudar de fornecedor.

Resumindo: mais um cliente perdido pela falta de reposição de produto na gôndola, que estava no depósito, mas não na loja.

Isso tudo que narrei acontece diariamente em supermercados e lojas do varejo por falta de reposição de mercadoria. O repositor esquece ou não tem uma rotina clara que o ajude a lembrar de priorizar o abastecimento das mercadorias de alto giro, ou fazer uma revisão do que realmente falta na gôndola no momento que entra pra trabalhar.

Um erro clássico e simples de resolver

A situação citada acima é exemplo de um erro clássico em lojas do varejo, que é responsável pelo aumento do nível de ruptura (falta de produto em gôndola) em 30%. Ou seja, deixa-se de vender sem ao menos identificar essa perda, já que muitas vezes o cliente não reclama ou não retorna para comprar novamente. Então posso garantir que um repositor é importantíssimo, mas infelizmente às vezes, ele nem sabe disso.

E o pior é que ainda vejo muito em supermercados, repositores, empacotadores ou colaboradores de outros setores serem “jogados” no setor sem um devido treinamento e acompanhamento posterior. Certamente todo colaborador, novo ou antigo, precisa ser treinado constantemente e acompanhado pelo seu líder. Isso garante a produtividade, motivação externa e aprendizado contínuo.

Ninguém nasce sabendo

Nem eu, nem você que está lendo esse texto ou um repositor nascemos sabendo. Assim como andar de bicicleta, por exemplo, no começo levamos uns “tombos”. Precisamos no início usar as “rodinhas” até termos segurança do que estamos fazendo e poder progredir sozinhos. Aos poucos evoluímos e vamos inclusive aumentando a velocidade e agilidade. E quem sabe até fazer manobras e soltar as próprias mãos do guidão.

Com o repositor de supermercado é a mesma coisa, ou seja, ele precisa do líder (rodinhas) pra apoiá-lo no início. Aos poucos ele adquire mais segurança e progride, ganhando agilidade e produtividade. Só que pra esse colaborador conseguir ser produtivo e andar sozinho ele precisa de uma “rota”, um caminho pra saber por onde ir e onde tem que chegar.

Um repositor de supermercado ou loja do varejo tem grande importância dentro da operação de uma empresa. É ele o responsável por manter as gôndolas de mercadorias sempre bem abastecidas, precificadas, limpas e com preços em todos produtos. Mas para isso, precisa conhecer todas as responsabilidades e ser treinado para executar tudo com eficiência.

“O repositor de supermercado é parte essencial para que a operação de uma loja seja produtiva e eficiente.”

Rotiery Martins

Como treinar um repositor de supermercado?

Aí entra um dos pontos principais que é a criação da ROTINA do repositor de supermercado. Imagine um repositor que quer evoluir, mas não tem ou não conhece o caminho pra isso? Certamente ele vai ficar perdido e se não tiver clareza vai se desmotivar e, em breve, ele será mais um jovem que nunca mais vai acreditar que no varejo é possível evoluir.

E eu sei exatamente do que estou falando, afinal já fui um repositor de supermercado. Pra você que quer se tornar um repositor ou você que é líder ou proprietário de supermercado e quer construir uma equipe de repositores de supermercados eficiente, precisa seguir esses 3 passos para ter resultados reais com o treinamento:

1. Coloque a teoria em prática

Treine constantemente de forma prática e não só teórica. De nada adianta um Power Point cheio de letras e frases bonitas. É necessária uma teoria aliada à prática. Mostre como se faz .

2. Cuidado com a burocracia

Foque em mais Pessoas e menos Processos burocráticos. Foque em dar apoio ao colaborador e não simplesmente criar milhões de processos “burrocráticos”. Processo é preciso, mas se não atrapalhar a produtividade

3. Estabeleça rotinas

Tenha e crie ROTINAS para os repositores de supermercado. Lembre-se que para que esses colaboradores evoluam é necessário ter um norte e um objetivo. Ter uma rotina ajuda na disciplina, no desenvolvimento de habilidades e no cumprimento de metas.

Mas, será que realmente vale investir em treinamentos para repositor de supermercado?

Se você é repositor, vale muito. Com o treinamento certo, você, assim como eu, vai evoluir certamente e se tornar um líder de setor em pouco tempo. Afinal, isso depende apenas de você, não espere pelos outros, invista na sua carreira.

Se você é líder ou proprietário de loja, lembra do caso do cliente que contei que entrou na loja e não achou o arroz? Será que vale perder esse tipo de venda todos os dias? Aí é você quem decide!

Treinar pessoas é essencial e precisa ser bem-feito!

Se você quer entender melhor sobre treinamentos para repositor de supermercado, conheça o Treinamento Online Super Repositor e crie uma equipe de Super Repositores.