3 técnicas pra aumentar seu poder de comunicação

Já pensou que liderança tem tudo a ver com comunicação? E que pra você aumentar seu poder de comunicação, precisa técnica? Vou te mostrar aqui 3 técnicas pra aumentar seu poder de comunicação

Sabemos que a comunicação está em todo lugar, no entanto nem sempre ela é bem-feita ou compreendida. E uma das melhores formas de ter uma comunicação eficaz é através do relacionamento. Portanto, relacionamento é a base para se conseguir construir uma equipe.

Relacionamento é essencial

Ainda existem pessoas que não acreditam no poder de um bom relacionamento, que apenas ter tecnologia, produtos bons e adequados, uma loja visualmente atraente e uma boa localização irão fazer com que sua loja venda, ou seja, que essa a única forma de ser lucrativa.

Tudo isso é necessário, mas seu estabelecimento também depende de pessoas para que todos os processos se “comuniquem” entre si. E pra isso entender como aumentar seu potencial de comunicação é essencial.

A comunicação e o relacionamento irão proporcionar ao seu negócio as pessoas certas nos lugares certos, além de auxiliar um bom atendimento e relacionamento com seus clientes.

Para que os clientes tenham uma boa experiência ao comprar na sua loja, não basta apenas ser um bom fornecedor, é necessário um bom contratante, para que as pessoas queiram trabalhar com você, e também um bom investidor, para que as pessoas queiram investir na sua empresa, comprá-la, adquirir ações dela.

Mas, para que o relacionamento aconteça, o básico necessário em qualquer lugar é ter uma comunicação clara.

Barreiras ao se comunicar

Apenas 20% do que você fala será efetivamente aplicado por quem escuta.

Nem sempre o que dizemos é o que a outra pessoa compreende. Sendo que 100% é o que se quer dizer, 80% é o que está sendo dito e apenas 20% é o que a pessoa irá assimilar de tudo o que foi comunicado a ela.

De tudo o que estou colocando aqui neste texto, apenas 20% será colocado em prática e não há nada errado nisto, porque é natural do ser humano. Com isso, precisamos saber como o ser humano funciona para depois conseguirmos engajamento da equipe.

Veja um exemplo típico de como o relacionamento faz diferença para nossa vida, tanto profissional quanto particular:

Você nunca me viu na vida e chego para você com uma cara de triste, te pedindo mil reais emprestados, alegando que preciso fazer uma cirurgia. Mas você não me conhece, não sabe se é verdade ou não. Responda então, nesta situação, você me emprestaria o dinheiro?

Acredito que sua resposta tenha sido não.

Agora, em uma segunda hipótese, a sua mãe lhe pede mil reais emprestados, pelo mesmo motivo: fazer uma cirurgia. Você emprestaria esse dinheiro ou não? Aqui, com certeza sua resposta será sim, independente do motivo pelo qual ela está te pedindo dinheiro.

Então, por que emprestamos o dinheiro à nossa mãe, mas não emprestamos para uma pessoa desconhecida?

Pelo simples motivo de que você não me conhece, não sabe se sou de confiança, não sabe se estou pedindo o dinheiro para cirurgia ou para qualquer outra coisa, não sabe nada a meu respeito.

A base da pirâmide da Liderança por Aquisição

Esse exemplo se baseia na pirâmide:

RELACIONAMENTO > COOPERAÇÃO > LIDERANÇA

Onde a base da pirâmide é o Relacionamento, que nada mais é que a nossa convivência: depois que nos relacionarmos teremos confiança em Cooperarmos e, por fim, a Liderança que é conquistada por aquisição e não por imposição.

Você já se relacionou com seu colaborador através da convivência, criou um ambiente amigável, adquiriu confiança para que ele colabore com você nas atividades, logo, você consegue liderá-lo.

Pois, vocês dois se conhecem e podem ter uma comunicação clara um com o outro, vendo os dois lados, facilitando o trabalho diário de ambos. Caso o líder não tenha essa facilidade em se comunicar, ele pode dizer que: “Eu que estou liderando, faça o que eu mando, e ponto”.

Como eu sempre digo, são líderes “dinossauros” e não existe mais espaço para esse tipo de líder no mercado de trabalho. Seja um líder firme e gentil, faça as cobranças necessárias, mas da maneira correta, sem agredir o outro. Seja duro e gentil, mas nos momentos certos.

Muitas vezes se é líder, mas não é reconhecido pelos liderados como tal. E em outras vezes se é líder por aquisição, mas não tem a técnica para liderar a equipe. Ou seja, para ser um bom líder você deve ter técnicas para ser assertivo em sua comunicação e ter um bom relacionamento.

Inclusive falo sobre isso, de uma forma mais detalhada, em um treinamento focado em formar líderes: O SUPER LÍDER. Isso se aplica em qualquer lugar, no supermercado, no varejo em geral, na escola, isso se aplica na vida como um todo.

Conheça as 3 técnicas pra aumentar seu poder de comunicação

E para que você possa se comunicar de forma clara com sua equipe ou com qualquer pessoa, vejamos algumas técnicas que irão lhe ajudar. Essas técnicas vão aumentar seu poder de comunicação.

Técnica 1 – Chamar as pessoas pelo nome

A primeira técnica pra aumentar o seu poder de comunicação é mais simples que pensava, não é? Aí você pode até pensar: “que coisa mais ridícula, que técnica mais sem graça”.

Chamar as pessoas pelo nome é simples e objetivo, e faz total diferença. As pessoas gostam de serem chamadas pelo nome. Alguns também gostam de serem chamados pelo apelido, mas isso só pode ser feito se a pessoa te autorizar a fazê-lo, caso contrário chame apenas pelo nome.

Utilizar a técnica da REPETIÇÃO do nome a teu favor gera relacionamento e melhora a comunicação com teus colaboradores. Se você, que é líder, ainda não sabe o nome do colaborador, ou não consegue lembrar o nome de todos ainda, observe que o colaborar tem o crachá com o nome: logo comece a ter uma conversa com ele.

Por exemplo: “Oi Roberto, tudo bem?”, “Roberto onde tu moras?”, “O que você faz lá onde você mora, Roberto?”, “Legal, já estive na sua cidade, que time tu torces Roberto?”. Percebam que nesta pequena conversa, eu repeti o nome do Roberto nas perguntas que fiz.

Nesta técnica, onde o objetivo é lembrar o nome da pessoa com quem você está conversando, é necessário repetir pelo menos três vezes o nome da pessoa enquanto você conversa com ela.

Assim, quando você encontrar com essa pessoa novamente, você irá fazer uma ASSOCIAÇÃO da pessoa com a conversa que tiveram e lembrará o nome dela. Essa técnica pode ser utilizada para colaboradores, fornecedores e clientes.

Técnica 2 – Antirruído

A segunda técnica pra aumentar seu poder de comunicação é pratica e resolve muito retrabalho nas equipes.

Quando vamos passar uma tarefa para uma pessoa e ela nunca fez aquilo antes, ou não sabe o que você quer que ela faça, você líder, vai lá e dá uma atividade para o colaborador explicando o que ele precisa fazer com detalhes, pois você não sabe o grau de instrução que ele tem para executar a tarefa.

Após sua explicação, você faz a seguinte pergunta: “Entendeu? Então me explica”.

Por que pedir para explicar?

Pelo simples motivo de que se você perguntar apenas – “ENTENDEU?” A pessoa irá responder sim, pois ela quer se livrar de você, quer ver você longe dela, mesmo sem ter entendido a tarefa solicitada.

Mas se você pergunta – “Entendeu? Então me explica” –, a pessoa terá que descrever a tarefa conforme ela entendeu. Como vimos antes, entende-se apenas 20% do que se escuta, então, no meio desta explicação ela pode não ter entendido tudo o que precisa ser feito. Logo o líder pode reforçar o que ela deve realizar, para que a tarefa seja feita de forma correta.

Técnica 3 – Se interesse para ficar interessante

Converse com as pessoas, mas sobre o que elas gostam e não só do que você gosta. Essa terceira técnica pra aumentar o poder de comunicação me ajudou a criar um relacionamento mais próximo com meu pai depois que apliquei.

Evite inflar o seu ego, ou seja, falar apenas sobre si, dos teus interesses, desejos. Se estiver falando somente sobre si, as pessoas podem te achar um cara chato, um “mala sem noção”, que “tá se achando”. Ou se o ego está muito baixo, você não quer se relacionar com as pessoas, quer deixar para lá, não se acha tão bom quanto os outros e não interage.

Nosso ego deve estar equilibrado, não podemos achar que somos melhores e mais interessantes que outro e não podemos ficar escondidos achando que não somos capazes, e que não temos nada para acrescentar na conversa.

Tudo na vida é um Equilíbrio

Então devemos falar do que o outro gosta e não apenas do que nós gostamos. Sabe por quê?

“Para ser interessante, primeiro você precisa ser interessado”.

Dale Carnegie

Se interessando pelo outro, quando surgir uma conversa, a pessoa irá lhe considerar uma pessoa legal, incrível, pois você a deixa falar do ela gosta e interage com o assunto.

Lembra que, na primeira técnica, nós falamos sobre o nome da pessoa, pois gravando o nome e se interessando por ela e pelo que ela quer falar, você irá gerar relacionamento e interação.

Assim, quando se dirigir a esta pessoa lhe solicitando algo ou pedindo-lhe que faça alguma tarefa, ela não irá se negar, porque tem uma boa relação com você. As pessoas cooperam com quem elas se relacionam mais.

Utilizando essas 3 técnicas pra aumentar seu poder de comunicação, sua forma de falar irá melhorar, e muito. Vai falar de forma clara, e fazer com que o ouvinte preste atenção no que está sendo dito. Para que isso ocorra, se torne interessante, ouça o que ele tem a dizer para você.

E o mais importante, coloque isto em prática. Somente assim sua comunicação irá melhorar.

E aí, gostou dessas 3 técnicas pra aumentar seu poder de comunicação?

Deixe sua opinião nos comentários! Quer levar essas técnicas para os seus líderes, pra sua empresa através de treinamentos ou eventos presenciais? Entre em contato.

Sobre o Autor

Rotiery Martins e especialista em gestão de equipes, técnicas de liderança e criação de processos que facilitem e melhorem a performance das pessoas e empresas. Atua há mais de 13 anos na área de varejo, onde passou por quase todas as áreas de um supermercado. Fundador da empresa RM Qualificação e Treinamento para o varejo, que atua no ramo de treinamentos presenciais e on-line para o ramo varejista. Divulga Dicas e Sacadas gratuitas nas suas redes sociais semanalmente. Trabalha como mentor para empresários e gestores do varejo através da empresa SOS Varejo, com foco na área de liderança, criação e gestão de processos para lojas do varejo. Idealizador e fundador do projeto AMO VAREJO que incentiva profissionais a ingressarem no ramo supermercadista e varejista, atualmente é a MAIOR plataforma de recrutamento exclusiva para varejistas do Brasil. Promove palestras e Workshops compartilhando seu conhecimento com colaboradores e empresários do ramo varejista. Conecte-se comigo aqui nas outras redes sociais, vai ser muito bem-vindo:
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