Meta é pra gente medíocre?Entenda isso de uma vez!

Meta ou método? Como você define seu foco para alcançar objetivos?

Tenho que confessar que a primeira vez que ouvi essa frase me senti incomodado: “meta é pra gente medíocre”. Não é simples de digerir , mas acredite, faz todo sentido.

Cresci ouvindo do meu pai que eu precisava pagar o preço para ter o que queria, mas que, quem escolhia o que eu desejaria ter ou fazer, era eu mesmo. Para esclarecer e talvez não saiba, sou filho de ex-militar e disciplina foi algo que ele sempre teve e que, na minha infância, fez questão de me passar.

Por isso sempre tive facilidade em criar metas e saber o que queria para minha vida e, o mais importante, o que eu não queria.

Mas a gente cresce, estuda, se acha autossuficiente e quebra a cara. Além disso começa a se deparar com muitas oportunidades, ideias, sugestões e a fazer muita coisa. Lemos muitos livros, assistimos a muitos seriados e filmes de ação e nos sentimos heróis.

Aqueles heróis que, em um momento parecem que vão salvar o mundo, mas dormem. Depois disso, ao acordar, se deparam com a vida real e pensam: “Ah deixa pra lá, não é tão fácil assim”.

Ou seja: não é fácil mesmo. Nada é!

Quando eu caí na realidade

Deixa eu te dizer uma coisa, a qual eu “caí na real” faz pouco tempo. Meta é pra gente medíocre, método é pra disciplinados que têm sucesso. E, na realidade meu pai sempre me disse isso.

Uma vez, logo depois de ganhar meu primeiro salário, eu disse a ele que ia comprar uma casa e teria uma piscina para a gente tomar cerveja e comemorar. Afinal, eu havia criado uma meta, conforme ele me ensinou. Mas ele me ouviu e ficou em silêncio. Em seguida disse:

“Antes de criar uma meta assim, a gente precisa aprender como outra pessoa fez pra conquistar isso e ser sincero com a gente mesmo se somos capazes ou não”. 

Só meta não resolve “merlin” nenhuma

Só a meta não resolve “merlin” nenhuma. Se resolvesse, todas as metas de fim de ano estariam concretizadas. Certamente agora já ta fazendo sentido escutar que meta é pra gente medíocre, não é?

Mas antes de te falar sobre isso, deixa eu te lembrar o que é sucesso:

Sucesso é um acontecimento, ou seja: um fato que irá ocorrer exatamente quando você conquistar aquilo que você desejou e lutou para ter. É a concretização do seu desejo de ter ou conquistar, por méritos, algo ou alguém.

Então não me diga que quem está pobre não tem como ter sucesso. Sem mimimi, por favor.

Preciso de META ou MÉTODO?

Por que falei que meta é pra gente medíocre?

Simplesmente pelo que meu pai já tinha me falado anos atrás e eu não entendi. Em outras palavras, às vezes a gente precisa tomar uns “tapas na cara” para aprender, isso é normal.

Eu, por exemplo, tive que esfolar toda minha cara em uma ladeira cheia de cascalho para aprender, aos 8 anos, que quando meu pai dizia “olha pra frente quando estiver andando de bicicleta, guri!”, era para olhar para frente mesmo.

Pensa comigo: Quantas metas você já criou na vida ou na empresa e não as alcançou?

Observe algumas bem comuns

Por exemplo:

“Vou emagrecer 10 kg em 2019!”

“Vamos aumentar o faturamento em 25% em 2019!”

“Vou ler 1 livro por mês em 2019.”

“Vou aprender inglês fluente em 2019. “

E sabe o que acontece? Ou você desiste no dia seguinte ao começar, por falta de disciplina, ou não tem o resultado que tinha desejado no fim do período estipulado.

E sabe o motivo? Usamos apenas metas de forma medíocre

Você só tem a meta, mas não tem o método certo.

Imagina duas pessoas acima do peso. Os dois são amigos e, no Réveillon de 2018, se comprometem a uma meta: cada um emagrecerá 20 kg em 2019.

Ao final de 2019, um dos amigos perde 25 kg e o outro engorda 5 kg. Mas como isso, se os dois têm inclusive a mesma meta firmada entre eles?

O amigo que atingiu sua meta usou um método para emagrecer: academia todos os dias, por 1 ano, acompanhamento com nutricionista, reeducação alimentar e autocontrole, além de correr em corridas de rua.

O outro amigo, que agora está ainda mais pesado, apenas criou a meta e o método dele foi olhar vídeos no Youtube. Até começou a frequentar a academia, mas o churrasco e a cerveja o atrapalharam em alguns momentos e o método não funcionou tão bem assim.

A meta é o mais importante mesmo? Ou é algo para os medíocres – quem é comum, médio.

“Ah, Rotiery, mas tem gente que gosta de ser assim!” Tudo certo, mas é preciso ter clareza que resultados médios só acontecem quando tu tens atitudes médias. Portanto escolha o que quer e aceite a recompensa, SEM CHORAR ou TERCEIRIZAR a culpa para o governo, sociedade, amigo, pais e seja lá o que for.

Falta o método certo

Não adianta tu criar uma meta para aumentar a venda em 25% na tua empresa, se tu não aplicar por exemplo, o método PDCA – antigo e atual sempre.

P – Planeje e defina a meta a ser atingida;

D – Execute o que planejou distribuindo tarefas e prazos, ou seja: delegue;

C – Cheque constantemente os resultados parciais atingidos e, se precisar, mude o plano. Planos não são criados para serem fixos, mas para nortear o caminho.

– Analise o resultado. Foi bom? Melhore e repita! Foi ruim? Melhore e repita.

Inclusive explico um pouco sobre o PDCA aplicado ao varejo em um vídeo no meu CANAL DO YOUTUBE, confere aí se tem dúvida.

Agora imagina se o amigo que engordou tivesse usado o método PDCA. A meta dele seria alcançada, ou ao menos teria emagrecido alguns quilos, e não ao contrário. Por outro lado, se todas as tuas metas possuírem métodos, tenho certeza de que você as cumprirá ou chegará muito perto.

E cara, se não chegar perto, pelo menos tu se mexeu e aprendeu algo novo. Mas, até isso utilizando uma metodologia de trabalho, você conseguirá melhorar, afinal você irá analisar o que deu certo, e o que não deu.

Deixa de “desculpazinha”

Ah, mas é só o PDCA que existe? Não. Existem vários métodos: eu, por exemplo, uso o PDCA como base para criar metodologias nos meus treinamentos e na minha empresa. Mas adapto à minha realidade. Não se engesse, apenas faça.

Em primeiro lugar comece a buscar entender qual o método que as pessoas usam para terem resultado: mapeie isso e replique. Em segundo lugar entenda como dominar o método, adapte e crie teu próprio método. Acima de tudo nunca esqueça que nem tudo o que funciona para mim, funcionará para você exatamente da mesma forma.

Nada irá funcionar se você continuar achando que a META irá fazê-lo alcançar o que tu desejas na vida. Resumindo, o que irá fazer isso acontecer é o MÉTODO: estratégia.

Pra ter meta precisa método!

Nada está relacionado ao campo do saber, e sim do FAZER. A gente sempre sabe o que precisa fazer – METAS – mas não executa porque não sabe ou não quer se comprometer – MÉTODO. Não é isso que acontece no dia a dia?

Bom, vou finalizar como comecei, usando uma frase do meu VERDADEIRO herói, meu pai:

“Cria vergonha na cara, saiba o que é bom, o que precisa melhorar, se comprometa e não pare até conseguir!”

Lembre-se: “Meta é pra gente medíocre.” Não crie somente metas, afinal sem método não vai teus objetivos nem “a pau”. E me conta, qual sua opinião sobre metas e métodos, é importante entender a sua visão sobre o assunto também.

Sobre o Autor:

Rotiery Martins e especialista em gestão de equipes, técnicas de liderança e criação de processos que facilitem e melhorem a performance das pessoas e empresas. Atua há mais de 13 anos na área de varejo, onde passou por quase todas as áreas de um supermercado. Fundador da empresa RM Qualificação e Treinamento para o varejo, que atua no ramo de treinamentos presenciais e on-line para o ramo varejista. Divulga Dicas e Sacadas gratuitas nas suas redes sociais semanalmente. Trabalha como mentor para empresários e gestores do varejo através da empresa SOS Varejo, com foco na área de liderança, criação e gestão de processos para lojas do varejo. Idealizador e fundador do projeto AMO VAREJO que incentiva profissionais a ingressarem no ramo supermercadista e varejista, atualmente é a MAIOR plataforma de recrutamento exclusiva para varejistas do Brasil. Promove palestras e Workshops compartilhando seu conhecimento com colaboradores e empresários do ramo varejista. Conecte-se comigo aqui nas outras redes sociais, vai ser muito bem-vindo:
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