Indiferente do cargo que ocupe ou qual setor trabalhe, certamente já foi cobrado alguma vez pra ter mais tempo para a família, acertei?

O que vou te contar nesse artigo é um espelho da minha vida. Ou seja, vou abrir aqui com você algumas coisas que me impactaram muito e que geraram um aprendizado enorme.

Um amigo – o meu melhor amigo – em 2015, disse uma frase que me impactou muito: “Você está destruindo a própria vida!” Assim que ele disse isso eu travei, discordei e fui reativo.

Aí já vem uma coisa para você pensar:

Por que somos reativos em algumas situações? Quando alguém fala alguma coisa que nos incomoda: posso te garantir que, em 90% dos casos isso acontece porque é uma verdade que você esconde ou não vê.

Então, minha sugestão: ouça mais e fale o necessário. Você se surpreenderá com as coisas que irá descobrir sobre você. Às vezes a gente acha que é um tipo de pessoa, mas está sendo outra totalmente diferente, com atitudes incoerentes.

O que eu ouvi do meu amigo…

Eu sou uma pessoa que se sensibiliza com os outros e quer ajudar todo mundo. O problema é que ser assim, ao extremo, é ruim. Afinal, você acaba ajudando todo mundo e esquece de cuidar de você. E era isso que eu estava fazendo, quando meu amigo me “puxou as orelhas”. Eu era gestor e liderava diretamente 5 pessoas.  Tinha trabalhado o dia todo, foi uma sexta-feira e tanto.

Recebi uma ligação e atendi. Era um conhecido pedindo que eu ajudasse em uma mudança no sábado. Na mesma hora eu disse sim a ele. Meu amigo esperou eu desligar e disse:

“Rotiery, que compromisso é esse que acabou de assumir? Não lembra que amanhã íamos sair e subir a serra com nossas esposas?”

“Ah, mas eu ajudo na mudança e depois a gente vai, dá tempo!”

“Não, não dá! Você está destruindo sua própria vida. Não tem tempo pra amigos, muito menos pra sua família, já percebeu isso?”

Nunca esqueço desse dia, foi um choque de realidade. E olha que eu já tinha melhorado muito, mesmo assim, a minha essência de criança de querer dizer sim para todos e não para mim, me ferrava.

Liguei e desmarquei a mudança, disse que já tinha compromisso. Foi duro, mas disse o NÃO. Isso ainda me acompanha, mas hoje eu consigo controlar e aos poucos estou cada vez mais sendo “egoísta” e pensando um pouco mais em mim. A vida não anda se isso não acontece, mas é preciso pensar na gente.

A sequência pra ter mais tempo pra família e si mesmo

Aprendi que existe uma sequência que não podemos desconsiderar nunca:

Em primeiro lugar a SAÚDE (você) . Em segundo lugar a FAMÍLIA (a sua, que você deve construir) . E depois o TRABALHO (dinheiro).

Nunca mude essa sequência, e se ela está invertida sugiro mudar e colocá-la em ordem, para ontem!

Rotiery Martins

Bom, já percebeu que não saber dizer NÃO sempre foi um dos meus principais desafios. Hoje já entendo como lidar e agir com isso, afinal eu preciso dizer SIM para mim.

Não espere um amigo ter que te lembrar que está destruindo a própria vida ou sua esposa pedir pra ter mais tempo pra sua família.

Agora quero compartilhar alguns princípios importantes para você refletir, exatamente como eu fiz quando li uma publicação há poucos dias. Mas pra fazer sentido, leia cada um deles e entenda se você não está destruindo sua própria vida, assim como eu fiz por muito tempo. Detalhe, eu apliquei isso e aplico sempre na minha vida.

Confere aí:

1) Dizer a verdade

Fale a verdade sempre, jogue aberto. A pior coisa é ser um mentiroso e dizer que é político ou marketeiro. Cara, precisa saber “se vender”, mas não confunda isso com mentiras ou enganar alguém, para ter o que precisa. Além disso, quando você começar a falar o que pensa realmente, muitos “urubus” sairão de perto e seu caminho ficará mais leve.

Mas calma, não é para sair por aí mandando todo mundo à m… e depois dizer: “foi o Roty que mandou.” Tudo tem jeito. Mas se sentir vontade de mandar para aquele lugar e for necessário, mande. Só se lembre que tudo tem consequências. Meça bem antes de fazer.

2) Fale “NÃO”, tenha coragem!

Precisa ser corajoso e ter clareza do que é bom PARA VOCÊ. Dizer não para parcerias, para oportunidades, para namoricos, para a noitada, para a festa do final de semana.

Tudo que NÃO estiver alinhado com o que deseja, diga NÃO e faça isso logo. Eu demorei para aprender isso e me ferrei. Hoje as coisas estão evoluindo muito mais rápido por eu dizer NÃO para os outros e SIM para mim.

E posso te garantir, se não resolver isso certamente estará aso poucos destruindo sua própria vida e ficar realmente sem tempo pra família.

3) Pense diferente

Viva em ambientes com pessoas que pensem grande. Pare de escutar tragédia “global”. Leia um livro, assista um Netflix, saia de casa, faça o que quiser. Ou seja, apenas não conviva com gente chata, egoísta, mentirosa e que só pensa em tragédia. Se quer pensar diferente e ser criativo, leia, viaje, divirta-se e se relacione com pessoas que pensem igual ou melhor que você.

O mundo não é só o que te contaram no colégio ou nas televisões por aí afora. Afinal tem como fazer e ser diferente. Mas é preciso lembrar que sair do comum, querer empreender e não ser igual a maioria das pessoas causa dor e desconforto no início. Se tiver persistência isso passa e depois melhora – um pouco.

4) Siga seus sonhos e dê adeus à negatividade

Transforme seus sonhos em números. Enumere-os, coloque prazo e priorize. Conquiste um por vez, não dá para fazer tudo na mesma hora. Por exemplo, eu já sonhei em ter uma Ferrari, ser dono de uma empresa de ônibus, ser piloto, bombeiro. Tudo isso quando tinha menos de 14 anos.

Não realizei nenhum desses, porque simplesmente não sabia que sonho falado não é igual a projetos com prazo, que requerem, no mínimo, estratégia para serem conquistados. Sonho é diferente da realidade. Precisamos entender que adultos no mundo real precisam tirar as coisas da cabeça para realizar na prática.

E sobre o que vão dizer? Esquece. Ouça todos, siga apenas um: você. Afinal se errar, aprende. Se acertar, aprende.

É importante lembrar: reserve tempo pra família sempre, mas pra SUA família – os que te fazem e querem bem. Tem uns que só geram negatividade, cuidado.

5) Priorize as necessidades

Em primeiro lugar a Saúde – Cuide de você

Imagina você dentro de um avião e ele tem uma queda brusca e as máscaras de oxigênio caem. Você, um herói, sai colocando a máscara em todos, e logo em seguida desmaia, falta ar e você não ajuda ninguém. Claro, antes de querer salvar alguém, precisa salvar você primeiro, né espertalhão! Ou você morre e não ajuda ninguém.

Parece bobo? Agora pare e pensa se não está fazendo assim na sua vida e no trabalho.

Em segundo lugar a sua família – Cuide de quem te ama

Depois de estar de máscara, coloque na sua família. Lembre-se, se você já saiu de casa, a SUA FAMÍLIA agora é a que está construindo. Afinal você continua fazendo parte da família de seus pais, porém tem que cuidar da sua agora. Não confunda ser filho com ser pai.

Não inverta papéis. Você é filho e sempre será, da sua mãe e do seu pai. Por outro lado, você é o homem (mulher) da sua esposa (marido), que está construindo uma família.

Entenda isso. Eu aprendi errando.

Honre seus pais sempre, nunca renegue suas origens, mas viva a sua vida!

Em terceiro lugar seu trabalho – Seja digno

Trabalhe duro, mas não eternamente. Trabalho não pode ser sofrido para sempre, use sua inteligência e use o potencial do seu cérebro.

Tempo pro trabalho, tempo pra família, ou seja: mantenha um equilíbrio.

Não é que tenha atalho, mas tem formas de fazer a mesma coisa com menos esforço na medida que você cresce e aumenta sua expertise. Use isso a seu favor.

6) Termine relacionamentos tóxicos: profissionais e pessoais

Pessoas que têm mais resultados ou estão solteiras ou estão em casamento/parceria, no qual um ajuda o outro.

Se você não se sente bem ao lado de uma pessoa, crie coragem, seja verdadeiro e se afaste. Afinal não tem por que ficar ao lado de quem só cospe veneno, meu amigo. É a realidade.  Sei que em casamento não é tão simples assim – e não quero ser causador de separação – mas se está ruim, pelo menos tenha coragem de sentar e dizer o que sente, tchê (esse tchê significa = te mexe).

Não destrua a sua própria vida ficando com alguém por pena. Inclusive vai estar destruindo a vida da pessoa também.

Se quer mais tempo pra família, basta agir

Não sou coach, antes que pergunte. Não tenho nada contra, apenas não sou e somente digo o que sou, vivo e acredito. Compartilhei tudo o que já vivi fazendo errado e tive coragem de mudar. Sou honesto em dizer que alguns desses 6 princípios apliquei só agora em 2019. No entanto tudo dá resultado se a gente aplicar. É libertador.

Leia, releia e reflita. Se fizer sentido, apenas aja: faça alguma coisa! Tenho certeza que esse tempo pra família vai aparecer, se agir.

Coragem, você não pode brincar com a sua vida aqui na terra, afinal ela não é infinita. Acorda!

Sobre o Autor:

Rotiery Martins e especialista em gestão de equipes, técnicas de liderança e criação de processos que facilitem e melhorem a performance das pessoas e empresas. Atua há mais de 13 anos na área de varejo, onde passou por quase todas as áreas de um supermercado.

Fundador da empresa RM Qualificação e Treinamento para o varejo, que atua no ramo de treinamentos presenciais e on-line para o ramo varejista.

Divulga Dicas e Sacadas gratuitas nas suas redes sociais semanalmente. 

Trabalha como mentor para empresários e gestores do varejo através da empresa SOS Varejo, com foco na área de liderança, criação e gestão de processos para lojas do varejo.

Idealizador e fundador do projeto AMO VAREJO que incentiva profissionais a ingressarem no ramo supermercadista e varejista, atualmente é a MAIOR plataforma de recrutamento exclusiva para varejistas do Brasil.

Promove palestras e Workshops compartilhando seu conhecimento com colaboradores e empresários do ramo varejista.

Conecte-se comigo aqui nas outras redes sociais, vai ser muito bem-vindo:👇

FACEBOOK

INSTAGRAM – ROTIERY MARTINS

INSTAGRAM CLUBE DO SUPER

TWITTER

YOUTUBE 

📱051 9300-0592 WHATSAPP

📱 TELEGRAM

📨 contato@rotierymatins.com.br

📩 Skype: @rotieryrp